Certificação em Italiano - CILS

 A ACIRS firmou um convênio com Università per Stranieri di Siena a fim de proporcionar aos alunos a possibilidade de submeter-se à certificação de proficiência em língua italiana em Porto Alegre .

A ACIRS √© a √ļnica sede oficial no estado do Rio Grande do Sul para obten√ß√£o de tal certificado. Suas provas s√£o elaboradas, enviadas e sucessivamente corrigidas pela universidade de Siena, ainda que administradas em Porto Alegre, por professores autorizados pela referida universidade.

A certifica√ß√£o √© o atestado oficial - reconhecido pelo Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores da It√°lia - de profici√™ncia em l√≠ngua italiana aceito por in√ļmeras institui√ß√Ķes e universidades no Brasil e no exterior. Pode ser utilizada na solicita√ß√£o de bolsas outorgadas pelo governo italiano e/ou institui√ß√Ķes acad√™micas p√ļblicas e/ou particulares italianas.

Informa√ß√Ķes sobre os n√≠veis do CILS

A Certificação CILS compreende seis níveis de competência linguística comunicativa. Porém a ACIRS aplica os principais níveis CILS B1, CILS B2,
CILS C1 e CILS C2 no qual o grau de dificuldade aumenta sucessivamente.

Cada nível se enquadra em um grau de capacidade comunicativa adequado e especifico ao contexto social , profissional e de estudo.

CILS B1
√Č o n√≠vel b√°sico da compet√™ncia, verifica a capacidade lingu√≠stico comunicativas necess√°rias para usar a l√≠ngua italiana com autonomia de modo
adequado nas situa√ß√Ķes mais frequentes da vida cotidiana.

CILS B2

√Č o n√≠vel intermedi√°rio da compet√™ncia ling√ľ√≠stica comunicativa. Prev√™ uma maior capacidade do uso da l√≠ngua italiana e permitindo uma maior variedade de situa√ß√Ķes do dia-a-dia. Quem possui este n√≠vel est√° apto a comunicar em modo eficaz durante a sua perman√™ncia na It√°lia por motivo de estudo ou trabalho.

Este nível permite ao aluno ingressar em uma universidade italiana sem se submeter a uma prova de conhecimento da língua italiana.

CILS C1

√Č o n√≠vel superior de compet√™ncia ling√ľ√≠stica comunicativa. Prev√™ uma amplia√ß√£o do uso ling√ľ√≠stico e de contexto comunicativo. Permite um¬† relacionamento formal de tipo p√ļblico e trabalho.

CILS C2

√Č o n√≠vel avan√ßado de compet√™ncia ling√ľ√≠stica comunicativa. Prev√™ uma amplia√ß√£o elevada do uso ling√ľ√≠stico e de dom√≠nio das situa√ß√Ķes comunicativas, permitindo interagir com todas situa√ß√Ķes formais e informa√ß√Ķes e tamb√©m profissionais.